Perfil - Ivan Lins

Filho do militar Geraldo Lins, Ivan Lins nasceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de junho de 1945. Seu primeiro contato com a música foi aos 12 anos de idade na banda do Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde estudava. Tem como principal instrumento o piano, que aprendeu a tocar de ouvido aos 18 anos, passando a tocar jazz e bossa nova. Formou-se em química industrial na década de 60, quando iniciou sua carreira musical em festivais, chegando a final do Festival Universitário da TV Tupi com a canção “Até o Amanhecer”. Seu primeiro sucesso como compositor foi com a música “Madalena”, gravada por Elis Regina.

Em 1970, obteve o segundo lugar no V Festival Internacional da Canção cantando “O Amor É O Meu País”, música que foi usada nos aviões da Varig na subida a bordo dos passageiros de vôos internacionais. No mesmo ano foi contratado pela gravadora Formal Philips (atual Universal Music), gravando seus três primeiros álbuns: “Agora” – 1970; “Deixa O Trem Seguir” – 1971; “Quem sou eu?” – 1972.

Ivan Lins segue fazendo suas canções inspirado na sua cidade e no seu país, sempre tocando nos quatro cantos do mundo, acompanhado de grandes músicos locais, participando de festivais ou tocando com grandes orquestras e bandas. Em qualquer lugar que se apresenta, leva consigo a música genuinamente brasileira.

Em mais de quatro décadas de carreira, Ivan Lins construiu uma obra impressionante, reconhecível aos primeiros acordes. Centenas de canções que se tornaram sucesso no Brasil e no mundo e que hoje ganham status de clássicos.