Zeca Baleiro, um artista de Arari para o mundo

Zeca Baleiro nasceu em 11 de abril de 1966, em Arari/MA. Começou a se projetar nacionalmente quando apareceu no especial que a MTV fez de Gal Costa. Em 1997, seu primeiro disco “Por Onde Andará Stephen Fry?” chamou a atenção da crítica, que passou a defini-lo como “neotropicalista”.
No ano seguinte, ganhou dois prêmios Sharp: melhor disco e melhor música “Bandeira”, ambos na categoria pop-rock. Dois anos depois, lança o segundo CD. “Vô Imbolá” conta com participações especiais de Zeca Pagodinho, Zé Ramalho, Rita Ribeiro e outros, trazendo um repertório que mistura música brasileira folclórica, samba e ritmos eletrônicos. Lançou o álbum “Líricas” em 2000.
Em 2014, Zeca lançou o segundo livro de crônicas, intitulado “A Rede Idiota e outros textos”, e o primeiro álbum infantil de sua carreira, que recebeu o nome de “Zoró [bichos esquisitos] Vol.1” e contou com a participações de artistas como Fernanda Abreu e Tom Zé. Já em 2015, para homenagear os 40 anos da carreira de Zé Ramalho, o maranhense lançou o disco “Zeca Baleiro canta Zé Ramalho: Chão de Giz Ao Vivo.