Alicia Keys

Alicia Keys (1981) é nome artístico de Alicia Augello-Cook, uma cantora norte-americana de grande sucesso e uma das maiores ganhadoras do Grammys. Seu estilo é permeado de R&B, Soul, hip hop e Pop. Possui canções conhecidas como "Fallin", "No One" e "Empire State of Mind".

Alicia Keys nasceu em Manhattan. Começou muito cedo na carreira musical, aos 5 anos, tocando piano. Recebeu boa educação musical, estudando música clássica ( Beethoven e Chopin), mas revelou interesse também pelo jazz e artistas como Marian McPartland e Oscar Peterson. Recebeu influências de Nina Simone, Marvin Gaye, e Stevie Wonder.

Com apenas 14 anos compôs a canção, "Butterflyz", que fez parte de seu álbum “Songs in A minor”, lançado em 2001. Entrou para a Universidade de Colúmbia. Assinou contrato com a gravadora Columbia Records, mas deixou-a por diferenças musicais.

O álbum “Song in Lá minor” vendeu 7 milhões de cópias e ganhou 5 Grammys. O “The diary of Alicia Keys”, segundo álbum da cantora, fez tanto sucesso quanto o primeiro e lhe rendeu 4 Grammys. Em 2005, lançou o “Unplugged” (Acústico MTV), que vendeu mais de 2 milhões de cópias pelo mundo. "As I Am" (2007) foi o 4º álbum, Cujo single "Like You'll Never See Me Again" foi número 1 no Hot R&B/Hip-Hop Songs. Outro single, "No One", foi a Melhor Canção de R&B no Grammy Awards de 2008.

O álbum “The Freedom Tour", lançado em 2009, tinha a canção "Empire State of Mind", que fez bastante sucesso e é uma das melhores de sua carreira. Em toda a carreira, Keys já ganhou no total 14 Grammys.

Alicia Keys atua na filantropia participando da Keep a Child Alive, organização que tem como objetivo levar medicamentos a famílias que possuem HIV na África.